Somos a gota d'agua que fará o copo transbordar. Irituia minha terra, Irituia meu lugar, quem come de nossa farinha sempre quer voltar...
Volte sempre!!!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Especula-se as Chapas para Prefeito....

Bom dia amigos.
Ah que diga que o amigo Mosquito não abriria mão de ser o candidato a prefeito indicado pelo Penta, porém segundo informações de bastidores da situação o Mosquito anda com uma rejeição acima da média. Como o grupo do Penta não tem nada de besta e não querem perder as eleições de 2012, especula-se uma chapa de renovação dois nomes novos Anchieta e Gleyce...Hum!! Na minha opinião como adversário é uma chapa respeitada. 

No grupo de opisição ainda não me arrisco a cololcar nomes, pois estamos lapidando e ouvindo a voz do povo. Todavia, a 1 ano atrás o nome mais cotado era o do Jeferson Lima e o Flávio Ferreira de vice. A política não é uma ciência exata, as coisas mudam na velocidade que se movem as nuvens do céu. Tenho certeza amigos, o grupo de oposição unido com maturidade política sem estrelismo do "eu sou o melhor". Tem plena possibilidade que de ganhar um eleição. 

Muita coisa pode acontecer daqui para as eleições, duas chapas disputando (seria o ideal) ou até mesmo cinco chapas...uma confussão ou a solução!!          

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Uma penca de candidatos...muitos querem, mais são poucos o que o povo quer!!

Falta pouco para começar a esquentar os tambores. Os rumores, as parcerias, os cafézinhos propositados, as conversas de esquina..enfim, lá vem a safra da política 2012. Você já escolheu seu candidato a prefeito e seu vereador. Convenções municipais terão início em julho e vão até setembro, pelo fato de que qualquer candidato que queira concorrer a um cargo público terá de estar filiado até setembro. Atenção candidatos escolham suas armas ou melhor seus partidos. Imaginem a confusão se a reforma política for aprovada e vingar a proposição de que na proporcional não haverá coligação, ou seja, não haverá mais coligação para vereador, os partidos pequenos se tornam grandes ou migram para os maiores que tendem a bater o coeficiente. Para prefeito continuará a mesma coisa...Peraí, mesma coisa não! pelo amor de Deus....

Vamos dizer assim, os candidatos do prefeito...Não tem quem em convença em dizer o contrário que o candidato do Penta é o Wanderley. Com potenciais vices: o Gleyce, o Anchieta ou até o Demico... Uns dizem que racha, o Anchieta não abre a mão da cabeça (bom candidato) o Gleyce não fica atrás um excelente administrador público (bom candidato tbm), enquanto ao Mosquito, na qual tenho grande respeito, fico com a teoria da renovação e da mudança, do vamos dar oportunidade aos novos que nunca tiveram   oportunidade e realmente querem trabalhar. Nesse pensamento eu me encaixo!! Renovar, transparência pública, políticas públicas eficientes e eficazes, dinheiro público investido na coisa pública. Não tá na hora de vender o meu peixe, mais vai chegar a hora rsr!

Do lado da Oposição, que é bem mais complexa, porém mais madura para essa próxima eleição...no PT: temos o Lula, o Totó e o Hugo; no PMDB temos o Flávio Ferreira, o Beto Bandeira e o Miguel Amorim; no PSB a amiga Jejeca. no PPS o Léo Medeiros, no PP a Lizete Nunes, no PSC o Fernando e tantos outros. Vários nomes de políticos que vamos colocar na prensa democrática e transformar em 2 dois, não! em mais de 9 mil votos, que é a quantidade que a gente precisa para colocar em prática uma política séria e comprometida...Ficaria policamente e matematicamente tranquilo para execução de um projeto de desenvolvimento se esses dois rapazes (anchieta e gleyce) viessem para o nosso time. Na política tudo pode acontecer...as coisas vão esquentar logo, logo...

Saio no Diário Oficial do Estado de hoje...

- Professora no sub comando, as mulheres vão dominar o mundo.. ainda bem !!

Saio hoje do diário oficial do estado, a nossa amiga Sheila para exercer a missão de vice diretora na escola do 14 km. Bom trabalho, amiga. Qualquer coisa estamos por aqui. Uma das fugas para o progresso de Irituia é o investimento prioritário na educação seja na estrutura ou na qualificação de bons professore. Boa sorte, professora.

Portaria nº.: 6666/11 de 19/05/2011
Nome: SHEILA MARIA LIMA DA SILVA
Matrícula: 54196194-2 Cargo; Prof. AD-4
Designar para exercer, até ulterior deliberação, a função de Vice-diretor (GED-2 ) da EEEFM. Nicolau Neres da Silva, no município de Irituia, a partir de 19/05/2011.


Chegou dinheiro na saúde!!! 

COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA – SESPA
COLEGIADO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DO PARÁ

 


Resolução Nº 53, de 16 de maio de 2011.

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Pará – CIB/PA, no uso de suas atribuições legais e,

        - Considerando a Portaria GM nº 648/06, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família – ESF e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS;

           - Considerando a Portaria GM 698/06, Artigo 9º, referente ao Piso da Atenção Básica Variável, que define recursos financeiros para a compensação de especificidades regionais, correspondentes a 5% do valor mínimo do PAB fixo multiplicado pela população do Estado;

         - Considerando a Portaria GM 698/06, Artigo 9º, parágrafo 4º, que define que os critérios de aplicação dos recursos de compensação das especificidades regionais devem ser pactuados nas Comissões Intergestores Bipartites – CIB´s e informados a CIT;

         Considerando Resolução nº 55, de 29/08/2007, que constituiu Comissão Bipartite para propor critérios e parâmetros de distribuição dos incentivos financeiros referentes à Compensação de Especificidades Regionais;
          - Considerando a Portaria nº 571, de 28/03/2011 que regulamenta, para o ano de 2011, a transferência dos incentivos financeiros referentes à Compensação de Especificidades Regionais (CER), componente da parte variável do Piso da Atenção Básica
           - Considerando a deliberação consensual da Comissão Intergestores Bipartite, em reunião ordinária de 04/05/2011.
           Resolve:

         Art. 1 º - Aprovar a distribuição dos incentivos financeiros referentes à Compensação de Especificidades Regionais – CER aos municípios do Estado do Pará, constantes no anexo I (um) desta Resolução.

        Art. 2 º - Pactuar que os incentivos que trata o artigo anterior serão alocados aos municípios que atendam aos seguintes critérios:
I – Municípios que apresentam IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) menor ou igual a 0,653;

II – Municípios com IDH superior a 0,653, com dificuldades para implantação/implementação  da Estratégia de Saúde da Família, ou reconhecida extensão territorial;

III – Municípios localizados no Arquipélago do Marajó, com IDH abaixo de 0,700.

§ 1º - Os municípios com IDH inferior a 0,653 que tenham em sua receita recursos provenientes de outras fontes, além dos recursos constitucionais obrigatórios da União e do Estado, não foram contemplados na relação dos recursos da Compensação de Especificidades Regionais.

§ 2º - Os municípios com IDH inferior a 0,653 cuja meso–região foi contemplada com a seleção de vários municípios, foram excluídos da relação, conforme parecer da Comissão Técnica, designada pela Resolução CIB nº 55/07, visando à homogeneidade dos recursos no Estado.
     
Art. 3° - O valor mensal repassado a cada município selecionado, conforme apresentado no Anexo I, será de R$ 11.769.87 (onze mil, setecentos e sessenta e nove reais e oitenta e sete centavos).

 Art. 4º Os municípios selecionados para recepção dos recursos que trata esta Resolução deverão apresentar a Diretoria Técnica da SESPA, no prazo de 60 dias, Plano de Trabalho.

Art.5º - A Comissão Intergestores Bipartite ficará responsável pelo acompanhamento dos municípios selecionados, por meio da Câmara Técnica de Atenção a Saúde.

 Art. 6º - A Câmara Técnica deverá submeter à plenária da CIB, a cada 04 (quatro) meses, relatório sobre as atividades desenvolvidas pelos municípios, utilizando-se dos seguintes instrumentos balizadores: Relatórios dos Sistemas de Informações (SIA, SIH, SIAB e SISPRENATAL, SISVEP), com análise da Diretoria Técnica; e a cada 06 (seis) meses, deverá apresentar Relatório de Acompanhamento das Ações de Atenção Básica, incluindo visita técnica nos municípios pelas Regionais de Saúde, utilizando-se para isto do Instrumento de Acompanhamento de Indicadores e Ações Prioritárias de Vigilância e Atenção Básica.

 Art. 7° - Os municípios, que nos prazos estabelecidos por esta resolução, não apresentarem o Plano de Trabalho e Termo de Compromisso, ou deixarem de cumprir as metas e condicionalidades estabelecidas, estarão sujeitos à perda do repasse do incentivo financeiro relativo às especificidades regionais, o qual será objeto de redirecionamento pela CIB.

Art. 8 ° - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tornando sem efeito a resolução CIB n° 94 de 31/05/2010. 
                                          




Cachorrada !!!

Olá meus amigos, fiquei meio confuso com esses dados oriundos do novo censo. A tabela abaixo, recortada com os nosso município e os queridos vizinhos, nos demonstra valores estimados de quantos cães e gatos temos em nosso município. CARACA, mano!!  Estima-se aproximadamente uma população de 9.220 cães e gatos em nosso município, praticamente na zona urbana 1 cachorro ou 1 gato para cada morador da cidade. Ganhamos os vizinhos Capitão Poço e Mãe do Rio.
Você acredita que Irituia tenha essa quantidade expressiva de cães e gatos ? Resposta: Acorde cedo e dê uma andada na cidade, ali pela miriti, pelo Conjunto, pelo São Benedito...aí depois vc me fala!!! É uma cachorrada que não acaba e quando a fêmea está no cio, putss...Enquanto, alguns cachorros fazem um a dois filhos por ano os cachorros de quatros patas fazem quatro a dez, realmente acredito nesses dados...Ah detalhe, essa tabela é específica para campanha de vacinação anti-rábica, já pré destinando os valores para campanha, vamos ficar de olho.... 

MUNICÍPIOS DO PARÁ - Distribuição de Recursos para a Campanha de vacinação anti-rábica animal 2011 Segundo Critérios Estabelecidos na Resolução Nº 271 DE 12/11/2003  da CIB-PA


MUNICÍPIO
   ÁREA(KM2)
IDH
ÁREA DIVIDIDA PELO IDH
VALOR CORRIGIDO DA ÁREA DIVIDIDA PELO IDH
VALOR MUNICIPAL X 10% DO TETO ESTABELECIDO DIVIDIDO PELO TOTAL DA ÁREA ESTADUAL AJUSTADA COM O IDH. 
ESTIMATIVA DA POPULAÇÃO DE CÃES E GATOS
 CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL (IBGE)
ESTIMATIVA DA POPULAÇÃO URBANA DE CÃES E GATOS
 CÁLCULO POP URBANA
ESTIMATIVA DA POPULAÇÃO URBANA DE CÃES E GATOS
 CÁLCULO POP RURAL
TOTAL


VALOR MUNICIPAL X 45% DO TETO ESTABELECIDO DIVIDIDO PELO TOTAL DO VALOR ESTADUAL.
VALOR MUNICIPAL X 45% DO TETO ESTABELECIDO DIVIDIDO PELO TOTAL DO VALOR ESTADUAL.

% POP URBANA
% POP RURAL

1
150010 Abaetetuba
1.613,90
0,71
2.285,98
1.566,55
1.865,68
     22.875
59,46
40,54
13.600,56
10.781,53
9.274,44
11.656,09
9.936,64

35
150230 Capitão Poço
2.727,00
0,62
4.434,15
3.038,65
3.618,89
       8.759
42,44
57,56
3.717,15
2.946,68
5.041,85
6.336,58
8.685,22

57
150350 Irituia
1.384,20
0,67
2.053,71
1.407,38
1.676,12
       9.220
19,09
80,91
1.760,13
1.395,30
7.459,87
9.375,54
9.841,20

64
150405 Mãe do Rio
471,10
0,70
675,90
463,18
551,63
       5.077
73,91
26,09
3.752,63
   2.974,81
1.324,37
1.664,47
4.222,78

125
150760 São Miguel do Guamá
1.094,80
0,67
1.634,03
1.119,78
1.333,60
     10.752
59,12
40,88
6.356,95
5.039,33
4.395,05
5.523,68
10.067,18


terça-feira, 24 de maio de 2011

O Buraco do meu Amigo!!!

Olá meus amigos, alguém reconhece este buraco ? vai dar uma pista ...Situa-se no município de Irituia, no bairro do São Benedito ao lado da escola estrelinha do saber e da casa do Nancyyyy. Buraco este então conhecido como "buraco do Nancy". Caraca Nancy!
Na verdade este buraco é a cara da administração atual. Este infeliz buraco é mais um de centenas que temos na cidade, em pleno centro de Iritua, imaginem como está o interior. Não me deixa mentir os moradores da rua 29 de dezembro, da rua da Mirití, da rua da serraria, da rua da ceará..ihhhh rapaz o Buraco da Chica!!! não posso esquecer o buraco da chica, vou fotografar e blogar o Buraco da chica, tá Chica! ( que já está tomando a rua toda) e fica na rua tupinambá, além de tantas outras ruas em estado de depreciação ou falta de manutenção pública ou falta de prefeito na cidade....Vale ressaltar, que o Penta tá voltando a aparecer, algumas reuniões se faz presente, beleza!!! falta 1 ano e 2 meses para campanha do seu sucessor ele tem é que aparecer mesmo. Porém, vamos ver o que povo vai achar disso mais urnas. Será que aprendemos a lição ou o povo votará no candidato indicado pelo Pente "o seu sucessor" ou povo pode ter a escolha de um prefeito que realmente se importe com o município, que tenha compromisso com seu mandato, que não gaste milhões em campanha e depois vá buscar nos cofres públicos, e sim, faça nossa Irittuia sair do engatinhamento e andar para a geração de emprego e renda, enfim, trazer o progresso e o desenvolvimento para minha querida cidade. Vale ressaltar, que vou baixar fotos da subida da Lurdelândia para lhes mostrar o que é abandono público de fato. Ah Nancy, se eu pudesse eu já tinha tapado o teu buraco...Deixo meu abraço especial aos amigos Rosa e Nancy, batalhadores desta comunidade, cidadãos que amam nosso município e que merecem nosso reconhecimento. Vamos a luta! ectiva  

lideranças que fazem a diferença.

Diz a lenda que este senhor de óculos, de camisa amarela, de fala inquieta foi um dos melhores prefeitos que Castanhal já teve. A lenda diz ainda que sua missão ainda não acabou e que logo ele estará de volta. Em outra palavras eu gosto muito desse velhinho (um professor). E digo, não o apoiei para Deputado por forças maiores, porém o próxima jogo, já estou com passe comprado pa.ra jogar no seu time rsrs ou seu soldado para próxima batalha em linha de frente..Da lhe Titan!
Boa sorte no comando do nosso querido PMDB de Castanhal. Conte com este amigo!




Ah sim, claro..Não poderia deixar de registrar o meu apreço por esse rapaz, liderança política de Castanhal. Falta pouco, daqui a 1 ano e 2 meses estaremos em campanha e certamente Castanhal só terá a ganhar com Sancleiton Alves Vereador desta cidade querida.. Vamos a Luta meu amigo, Deus te abençoe!! Conte comigo!


sábado, 21 de maio de 2011

Sou um eterno político, e um vereador de passagem!..

Olá amigos, esses dias muitas pessoas me perguntaram se ainda seria candidato a vereador, a vice ou a prefeito.   Fico feliz de saber que o povo fomenta meu nome para um novo desafio. Digo a qualquer pessoa que pensa em ser candidato a vereador em Irituia, ser Vereador é uma das funções públicas mais louváveis e importantes para construção de uma sociedade justa em seus direitos e deveres, o vereador fiscaliza as  verbas públicas, cria e delibera leis que fazem a diferença na sociedade. Todavia, em Irituia para vc fazer de fato as prerrogativas de vereador vc tende passar por cima da viciosa politicagem. Ao Exemplo sou o vereador com mais requerimentos e projetos de lei. Tenho 68 requerimentos das mais diversas comunidades, bairros e instituições. sabes quantos executados ? 1 (um) rsrsr..a escola da Bereia no Arauarí que estava caindo na cabeça dos alunos..e 12 (doze) projetos/ante projetos de Leis, sendo apenas 2 (dois) sancionado pelo executivo, ao exemplo do projeto de lei que trata da regulamentação dos taxista de Irituia, o projeto de lei dos ACS, o projeto de lei dos estudante universitários, projeto de indicação do PCCR aos professores da rede municipal, o ante projeto que cria o fundo municipal de desenvolvimento econômico para criação posterior do banco popular de Irituia e outros. 
Contudo, isso não basta ou talvez nem interesse para maior parte da população, o povo quer saber é da "bóia" e como penso dia e noite sobre essa ''bóia", ou a falta dela na maioria do povo Irituiense. A solução imediata é simples em palavras, GERAR EMPREGO E RENDA AO MUNICÍPIO. Este problema que infelizmente comum no Brasil resolve-se com compromisso, transparência em políticas públicas de incentivo financeiro e planejamento técnico. Eu tenho muitas idéias, projetos, estudos voltados para diversos segmentos , no entanto, como Vereador isso não sai do papel, isso me incomoda deveras, por isso e outros  vou colocar meu nome novamente a disposição do povo Irituiense. Vale ressaltar,  não necessariamente como Vereador, mais como um  verdadeiro executor de soluções para os problemas de nosso querido município, deixando minha vaga de vereador para outro companheiro que realmente tenha vontade de trabalhar pelo nosso município.

FORA AS FUNÇÕES DE LEGISLAR E FISCALIZAR O VEREADOR TEM QUE FAZER UM POUCO MAIS...



                                     
     Consegui um doação de um grande amigo, 3 pares de traves para
     o time do Castanhalzinho, o time da Tessalônica e do Peixe Assado.
                                  
              Olha aí! a minha patrol rsrs...O severino quebra galho. Infelizmente
              o meu tratorzinho, já velho, não aguenta muita coisa.
              Vale ressaltar, que não tenho obrigação e nem poderia ficar concertando
             estradas ou ramais. O fato é que não temos prefeito e devemos cada um
              junto a comunidade fazer a nossa parte.
              Já tive a oportunidade de reformar vários campinhos de areia.
              Infelizmente muito pouco para os jovens que tanto precisam de
              incentivo ao esporte. Obrigação do poder executivo que não 
              consegue colocar como prioridade de suas metas a Juventude 
              de nosso município. 
                                      

Dia 21 de Maio de 2011 é dia do...?...

Olá meus amigos, logo pela manhã fui surpreendido com uma notícia que hoje justo é o dia do 
JUÍZO FINAL, caraca logo hoje...Essa blasfêmia está sendo dita em vários lugares do planeta, porém no Brasil, hoje é dia de outra coisa muito importante. No Brasil é o Dia da Cachaça!


NOS ESTADOS UNIDOS:


Jesus volta hoje para levar os puros.

Hoje, 21 de maio de 2011, às 18h (horário de Brasília), será o fim dos tempos. Jesus voltará à Terra e levará  os puros para o céu. Os pecadores serão submetidos ao "juízo de Deus" nos próximos cinco meses, até 21 de outubro, quando ocorrerá o Armagedom -- o fim do mundo. E o inferno estará à espera dos pecadores. 


Se isso não ocorrer, o pastor americano Harold Camping (foto), 89, vai ter de explicar o que deu errado. Em relação à sua profecia anterior, a de que o Juízo Final ocorreria em 6 de setembro 1994, o fundador do grupo Family Radio disse que errou nos cálculos. AINDA BEM QUE TIO HAROLD É RUIM DE MATEMÁTICA.. O FATO CURIOSO QUE HOJE NO BRASIL É O DIA DA CACHAÇA. PUTS!!! OS CACHAÇEIROS ESTÃO MUITO PREOCUPADOS EM TOMAR LOGO A ÚLTIMA DOSE....

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Últimos Convênios para Irituia...


Presidência da Republica - Controladoria Geral da União

OK

CONVÊNIOS POR ESTADO/MUNICÍPIO

imprimir imprimir
UF:PA
Município:IRITUIA
Período:01/01/1996 a 16/05/2011
Total conveniado com o Município:R$ 5.882.856,45
Selecione o(a) "Número" para obter o detalhamento do valor
Caso queira outra classificação, clique no título da coluna correspondente
NúmeroObjetoÓrgão SuperiorConvenenteValor ConveniadoData da Última LiberaçãoValor da Última Liberação
663594O OBJETO DESTE CONVENIO E AQUISICAO DE VEICULO AUTOMOTOR, ZERO QUILOMETRO, COM ESPECIFICACOES PARA TRANSPORTE ESCOLAR, POR MEIO DE APOIO FINANCEIRO, NO .MBITO DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA.MINISTERIO DA EDUCACAOIRITUIA PREFEITURA615.780,00 30/12/2010615.780,00
556244SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA.MINISTERIO DA SAUDEIRITUIA PREFEITURA150.000,00 29/04/201060.000,00
653972AQUISICAO DE VEICULO AUTOMOTOR, ZERO QUILOMETRO, COM ESPECIFICACOES PARA TRANSPORTE ESCOLAR, POR MEIO DE APOIO FINANCEIRO, NO .MBITO DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA.MINISTERIO DA EDUCACAOIRITUIA PREFEITURA321.106,50 24/11/2009321.106,50