Somos a gota d'agua que fará o copo transbordar. Irituia minha terra, Irituia meu lugar, quem come de nossa farinha sempre quer voltar...
Volte sempre!!!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Requerimentos desta semana..Feira do peixe vivo!


Em seqüência, apresentei o requerimento que trata de uma questão socio-economica em nosso município. A Feira do Peixe Vivo no período da semana santa. Poderá ser a oportunidade do executivo em dar estrutura logística aos nossos produtores de peixe em cativeiro para escoarem sua produção, em local próprio e preparado para o comércio de peixe vivo. Vale ressaltar, que ano passado a comunidade do Santa Rosa do Matupiriteua, a comunidade do Ajaraí, a comunidade do Pinheiro e outras que produzem o peixe em cativeiro   abasteceram Irituia e municípios vizinhos, porém sem apoio devido do executivo. Enfim, com a feira do peixe vivo no município ajudaremos os produtores de peixe a venderem sua produção e nós consumidores iríamos ter a opção consumir um produto do próprio município. Diga-se de passagem este requerimento foi aprovado por 8 a 1. 

Vou insistir na execução e implantação do mesmo, fé em Deus e sempre com ele.
A luta não para!!!    

Requerimentos desta semana..Pavimentação das ruas da invasão do conjunto

Olá amigos, tive a oportunidade de apresentar dois requerimentos e um projeto de lei na plenária de hoje.
O primeiro requerimento solicito em caráter de urgência a pavimentação das ruas da invasão do conjunto, na qual estão em estado deplorável deixando a população sem tráfego e isolados, típico descaso e abandono do poder público...sejam as fotos em anexos: 






















Vale ressaltar que o requerimento foi aprovado em unânime, o problema é o fato de não termos prefeito, assim fica difícil o executivo executar alguma coisa....

Essas ruas ficam no centro da cidade, se a sede do município está assim imaginem as localidades do interior.

sábado, 26 de março de 2011

Rádio Iritiua FM..De Volta a Irituia!! ou Melhor uma Rádio FM em Irituia! Agora Vai..

Meus amigos sem perder o espírito jornalístico não me aguento em publicar neste meio de divulgação virtual um furo de reportagem! Caros Amigos... A Rádio Irituia está de volta, calma não necessariamente a Rádio Irituia, mais uma rádio devidamente legalizada pela Anatel e pelo ministério das comunicação, onde nosso município terá de fato uma rádio que divulgue e propague sua música, sua dança, seus artistas e que principalmente seja um instrumento do povo para reivindicar seus direitos e serem muito bem informados para cumprirem com seus deveres. Estou falando da rádio que irá ao ar em aproximadamente 1 mês...Logo volto com mais informações, qual será a freqüência, quem serão os locutores, os Dj's, os diretores e onde será o estúdio (esse já dá para adiantar, para quem não acredita, o estúdio fica na rua Paes de Carvalho ou para muitos a Alça Viária). Dê uma espiada, pois logo você vai estar dando uma escutada...Um abraço, até amanhã!! quem sabe eu não posso ser fazer parte da equipe de locutores..rsr

 

quinta-feira, 24 de março de 2011

Feira do Peixe Vivo em Irituia, quem sabe este ano!!

Nesta próxima segunda feira apresentarei um requerimento com anexo um anti projeto que cria  feira do peixe vivo de Irituia. Vale ressaltar, hoje já temos inúmeros criadores de peixe ou psicultores que somatizando sua produção abasteceriam sem dúvida a população irituiense na semana santa. Outros companheiros me afirmam que temos produção para abastecimento diário, o que lhes falta é facilidade no escoamento do peixe e local apropriado para venda, ou seja uma estrutura logística para este segmento cedido pela prefeitura. A secretaria de agricultura amadurece o cadastro dos psicultores de Irituia para se chegar a esses dados com exatidão. O que me indigna é ver o nosso mercado municipal tendo 90% seus box vazios, seria o mínino nesta semana santa a PMI ceder esses box do mercado para feira livre do peixe vivo ou um local arrejado com tendas padronizados. Vamos no que vai dar....Vamos ver se será aprovado ao menos na plenária da câmara, um abraço depois agente volta! 

terça-feira, 22 de março de 2011

EM LUTO!!!

VALEU MEU SOGRO!! UM DIA AGENTE SE ENCONTRA, OBRIGADO POR TUDO...

Projeto de Lei para Agricultura Familiar em Iriutia...

Olá meus amigos, acredito veemente que em Irituia dará um grande passo a frente quando nós moradores da cidade almoçarmos e jantamos dependendo da produção agropecuária oriunda do interior de Irituia. Neste pensamento concordo com a louvável atitude da Secretaria de Agricultura que incentiva a produção da agricultura familiar de  Irituia, tendo já ocorridos vários cursos e seminários que qualificão o produtor Irituia, onde já estão começando a colher seus frutos de sua produção, ainda de forma tímida, com a feira do produtor rural uma vez a mês. Por isso coloco em discussão e análise o projeto de indicação ao executivo que regulamenta e fixa a feira do produtor  da agricultura familiar de Irituia, tendo o prognóstico e possibilidade de não apenas uma vez ao mês, mais uma vez por semana ou diariamente dependendo da estrutura para execução da mesma, pois ninguém sabe quem será e nem como será a próxima administração em relação a agricultura do município..O projeto já foi encaminhado ou Executivo...o problema é voltar de lá (não tem prefeito, o projeto vai via mãe do rio) para deliberação em câmara e por fim promulgação da lei.

Vejam o Projeto de Indicação:


 PROJETO DE INDICAÇÃO 

Cria e regulamenta a Feira do Agricultor Familiar de Irituia e dá outras providencias.

ART. 1º. Fica criada e fixa a FEIRA DO AGRICULTOR FAMILIAR DE IRITUIA que terá como objetivo auxiliar a divulgação e comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros, transformados ou não, da agricultura familiar, exclusivamente de produtores do município de IRITUIA.

ART. 2º. A organização da feira, destinação de locais, a realização diária, ou semanal, ou mensalmente da feira, além do cadastramento dos produtores, dos participantes, do horário de funcionamento e da divulgação, cabe ao Município de IRITUIA, pessoa jurídica de direito público, através de sua Secretaria Municipal da Agricultura.

ART. 3º. Os produtos a serem comercializados na feira, deverão ser produzidos dentro dos limites do município, por produtores familiares pré cadastrados, e que possuam no máximo 4 módulos fiscais, em regime de exploração familiar com no máximo dois funcionários fixos. Comercializar-se-ão na feira produtos agrícolas tais como:

− frutas
− verduras
− ervas medicinais e temperos
− ovos tipo “caipira”
− conservas salgadas
− cereais 
− laticínios
− doces
− compotas
− açúcar mascavo, rapadura e melado de cana.
− mel e produtos apícolas
− pães artesanais
− bolachas tipo caseiras
− peixes
− embutidos suínos e bovinos
− mingaus diversos
− comidas típicas e regionais
− polpas
− carne de aves
− artesanatos típicos do município. 

PARÁGRAFO ÚNICO: Os produtos transformados deverão atender a legislação vigente para sua comercialização no que diz respeito a registros de produtos de origem animal e vegetal, submetendo-se as normas do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), no que diz respeito a produção, rotulagem, fracionamento e embalagem. Os produtos de origem vegetal processados deverão seguir a legislação específica para os mesmos. 

ART. 4º. As barracas utilizadas na feira serão padronizadas, não se admitindo a participação de outros tipos ou cores,
 salvo nos casos de acomodação de produtos específicos que dependam de adaptação na estrutura das mesmas, sendo que os interessados devem seguir o modelo fornecido pela Secretaria Municipal da Agricultura.

ART. 5º. O produtor cadastrado como participante da feira deverá manter uma freqüência semanal de participação, sendo que a sua ausência sem justificativa em mais de quatro feiras consecutivas, ou oito intercaladas durante o ano, acarretará em sua exclusão do referido cadastro, devendo ser aberta vaga para outro agricultor ou entidade que manifeste interesse.

ART. 6º. As associações de agricultores e cooperativas do município poderão pleitear uma barraca por entidade desde que estas representem grupos de agricultores familiares do município e estejam comprovadamente ativas, devendo o interessado encaminhar a administração da feira um pedido formal acompanhado de cópia do cartão de CNPJ, negativas estaduais, negativas federais, lista dos associados e cópias das ultimas três atas de reuniões e ou assembléias.

PARAGRAFO ÚNICO. Entende-se por associação ativa a entidade que esteja em conformidade com as Leis em vigor e se reúna regularmente com os sócios promovendo eleições e assembléias de acordo com os estatutos que as regem.

ART. 7º. O Município se responsabilizará pela montagem, guarda, conservação e transporte das barracas e dos produtos nelas comercializados.

ART. 8º.  É de inteira responsabilidade do titular da barraca a contratação de pessoal para atender como balconista (vendedor) caso o titular não possa realizar a comercialização com seus familiares, ou no caso de entidade por um sócio ou cooperado responsável.

PARÁGRAFO ÚNICO: Fica expressamente proibido o trabalho de qualquer forma, de menores de idade ou da permanência destes nas barracas sem o acompanhamento dos pais ou responsável.

ART. 9º. É vedada a revenda de produtos adquiridos ou comprados de produtores de outros municípios ou de atacadistas.

ART. 10. Fica destinada uma barraca para Secretaria de Promoção Social de IRITUIA, podendo congregar outras entidades de caráter filantrópico no mesmo espaço.

ART. 11. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Câmara Municipal de Iriutia, 14 de Março de 2011.


Flávio Ferreira
Vereador do PMDB

domingo, 20 de março de 2011

Carnaval em Irituia...Deus abençoe parte 2 (Carnaval com Cristo)


Meus amigos diga-se de passagem o carnaval de Irituia nunca foi uma atração turística ou opção festiva da região nordeste para foliões e brincantes que gostam de pular o carnaval. Entretanto, neste ano apareceram vários blocos devidamente organizados. A prefeitura fez a sua parte ajudou todos os blocos e colocou a banda na praça, digamos que foi melhor que o ano passado, não teve briguinha política com os Lingudos rsrs..Claro que falta muito para sermos referencia carnavalesca, porém se a cada ano está melhorando, só temos de graduar o nível de melhora para que ano 2012, ano eleitoral, seja bem melhor ou bem mais atrativo.

O AMIGO AQUI, FICOU NO CARNAVAL COM CRISTO, FOI BOM DE MAIS!!






No meu caso tive uma experiência fantástica, fiquei em Irituia mesmo, participei como colaborador da organização do Retiro de Carnaval "O carnaval com Cristo" Bom de mais, mais de 300 brincantes que levaram a mensagem de espiritualização em cristo. Os jovens rezaram, brincaram, refletiram e viram que é possível "pular o carnaval" sem drogas, sem bebidas e principalmente levando a palavra de Deus. Só para não duvidar dêem uma olhadinha...e até 2012..Deus Abençõe!      

Carnaval em Irituia...Deus abençoe parte 1

Meus amigos, quem acompanha as seções da Câmara Municipal de Iriutia não me deixa mentir de minha insistência pela ação do executivo de recapar ou tapar os inúmeros e proliferadores buracos da sede de nosso município. Pois, aí está, vamos dar a mão a palmatória depois de anos e anos éis que surge uma cassamba cheia de asfalto tapando alguns burracos de nossas ruas, quase choro de emoção, pois na seção que antecedeu a operação tapa burraco eu tinha pedido misericórdia, solidariedade e compromisso ao executivo para taparem no mínimo com uma cassamba os tais burracos para deixarmos pelo menos no carnaval a cidade trafegável aos brincantes. Valeu, mais não podemos esquecer que tem muito, muito, mais muito burraco que ainda a de ser tapado, a rua que mostro na foto é a famosa 29 de dezembro a rua do hospital e passando o justo prédio público de saúde nada foi feito, nada foi tapado, fora a Coronel João Câncio na subida do Malheiro "ihh mais cassamba ai por favor". Contudo valeu, contando que esse mês de março tenha mais uma cassambada. Vale ressaltar que dinheiro tem!! Deus Abençoe!!